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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inovação - Parte III

Outro aspecto é começar a exercitar a sua capacidade de observação. Você já reparou que quando vai a um novo lugar que nunca havia estado antes, você observa tudo? Várias coisas chamam a sua atenção: as cores, o cheiro, o layout, a beleza, a temperatura, as pessoas que estão lá etc. Ou seja, você está descobrindo várias coisas novas e prestando atenção a elas. Porém, com o tempo que você começa a ir ao mesmo lugar, a observação já não fica tão aguçada assim. A observação, no entanto, é um dos aspectos que também favorecem o desabrochar criativo. Portanto, coloque a sua observação em prática e verá algumas novas idéias surgindo.

Outra técnica é o brainstorming, que consiste em reunir com um grupo de pessoas para a geração de idéias sobre um tema. As pessoas fazem associações sem censura e depois ao final as idéias são selecionadas e lapidadas pelo grupo. Este conta com o auxílio de um mediador que estimula a participação de todos e auxilia que não haja censura às idéias.

É importante ressaltar também o auto-desenvolvimento como suporte para o processo criativo. A aquisição de conhecimento, mas não só na sua área de atuação, mas em outras também. Isso amplia os horizontes e ajuda nas conexões de idéias variadas.

As pessoas, hoje, têm acesso a muita informação, seja por meio de televisão, dos jornais, das revistas, da internet, dos livros, ou da mídia. Porém, a forma de se utilizar e combinar tudo o que se tem disponível de forma diferente do concorrente é que pode gerar lucros para a empresa.

Outro fator que estimula a criatividade é o trabalho em equipe já que muitas idéias “pegam carona” umas com as outras e a sinergia do trabalho de um grupo coeso e diversificado em suas capacidades é muito maior do que a soma do intelecto dos indivíduos que o compõem.

Há vários exercícios que incrementam a criatividade, mas isso é matéria de outro livro, que estarei lançando em breve, mas por ora, praticando esses exercícios já dá para ter um bom impulso à criatividade.

Mas a criatividade, por si só , não basta. É preciso que haja a inovação. Idéias sem ação, não adiantam. É preciso que sejam implementados novos produtos, serviços e processos. Aí entra a capacidade de inovação, que possui características bastante distintas do processo criativo. Enquanto que na criatividade o que importa são as idéias, na inovação o fundamental é a implementação destas.

Na inovação as características a serem desenvolvidas são outras. O profissional deve ter determinação, deve ter boa comunicação para transmitir às pessoas-chave que têm o poder de decisão, deve saber se relacionar, para obter o apoio e a ajuda de outras áreas, deve ter planejamento e organização e uma visão completa e técnica do que vai ser implementado.


Agora eu pergunto: você se considera criativo? E inovador? Se sim, ótimo! Se não, comece agora!

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