Outro aspecto é começar a exercitar a sua capacidade de observação.  Você já reparou que quando vai a um novo lugar que nunca havia estado antes, você observa tudo?  Várias coisas chamam a sua atenção: as cores, o cheiro, o layout, a beleza, a temperatura, as pessoas que estão lá etc.  Ou seja, você está descobrindo várias coisas novas e prestando atenção a elas.  Porém, com o tempo que você começa a ir ao mesmo lugar, a observação já não fica tão aguçada assim.  A observação, no entanto, é um dos aspectos que também favorecem o desabrochar criativo.  Portanto, coloque a sua observação em prática e verá algumas novas idéias surgindo.
Outra técnica é o brainstorming, que consiste em reunir com um grupo de pessoas para a geração de idéias sobre um tema.  As pessoas fazem associações sem censura e depois ao final as idéias são selecionadas e lapidadas pelo grupo. Este conta com o auxílio de um mediador que estimula a participação de todos  e auxilia  que não haja censura às idéias.
É importante ressaltar também o auto-desenvolvimento como suporte para o processo criativo.  A aquisição de conhecimento, mas não só na sua área de atuação, mas em outras também.  Isso amplia os horizontes e ajuda nas conexões de idéias variadas.
As pessoas, hoje, têm acesso a muita informação, seja por meio de televisão, dos jornais, das revistas, da internet, dos livros, ou da mídia.  Porém, a forma de se utilizar e combinar tudo o que se tem disponível  de forma diferente do concorrente é que pode gerar lucros para a empresa.
Outro fator que estimula a criatividade é o trabalho em equipe já que muitas idéias  “pegam carona” umas com as outras e a sinergia do trabalho de um grupo coeso e diversificado em suas capacidades é muito maior do que a soma do intelecto dos indivíduos que o compõem.
Há vários exercícios que incrementam a criatividade, mas isso é matéria de outro livro, que estarei lançando em breve, mas por ora, praticando esses exercícios já dá para ter um bom impulso à criatividade.
Mas a criatividade, por si só , não basta.  É preciso que haja a inovação.  Idéias sem ação, não adiantam.  É preciso que sejam implementados novos produtos, serviços e processos.  Aí entra a capacidade de inovação, que possui características bastante distintas do processo criativo.  Enquanto que na criatividade o que importa são as idéias, na inovação o fundamental é a implementação destas.
Na inovação as características a serem desenvolvidas são outras.  O profissional deve ter determinação, deve ter boa comunicação para transmitir às pessoas-chave que têm o poder de decisão, deve saber se relacionar, para obter o apoio e a ajuda de outras áreas, deve ter planejamento e organização e uma visão completa e técnica do que vai ser implementado.
Agora eu pergunto:  você se considera criativo?  E inovador?  Se sim, ótimo!  Se não, comece agora!
 
 
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