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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Inovação - parte I

Já se foi o tempo em que o dia a dia das empresas era rotineiro e previsível. Hoje tudo muda o tempo todo. Os produtos e serviços têm vida curta, pois logo são substituídos por outros melhores e com novidades. Todo mundo quer experimentar o novo e o antigo fica obsoleto e fora de “moda”.

Tomemos por exemplo o telefone celular, o qual no início sim era um telefone celular, mas agora essa é apenas uma de suas funcionalidades, devido às inúmeras ofertas de serviços que estão acopladas a este equipamento. Até o relógio de pulso, antes tão visto no corpo das pessoas, hoje foi praticamente abandonado em função do celular. É utilizado como despertador, rádio, mp3, máquina fotográfica, agenda, mensagens, jogos etc, etc.

Imagine, ainda tomando como exemplo o celular, se algum tempo atrás perguntássemos qual era a empresa concorrente, certamente ouviríamos das pessoas que era outra empresa de celular, mas e agora, ainda a concorrência é só outra empresa de celular? Ou concorre também com outros produtos de outras empresas?

Os concorrentes estão em qualquer lugar e não mais reduzidos aos aspectos geográficos. Não há fronteiras e, dessa forma, inicia-se um processo de revitalização dos seres humanos e de sua capacidade criativa, conhecedora e de aprendizagem constante.

Portanto, a inovação veio para ficar. Não tem mais volta. Faz parte do rumo acelerado das mudanças e da competitividade do mundo dos negócios.

Mas para que a inovação possa surgir, primeiro tem-se que dar espaço ao desenvolvimento de seu pré-requisito: a criatividade.

(Acompanhe as partes seguintes nos próximos dias)

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