Todos nós temos o potencial da criatividade, só que alguns possuem essa competência mais desenvolvida do que outros. Se você observar as crianças vai perceber o quanto elas são criativas. E por que? porque são curiosas, tudo querem saber, perguntam o por quê e não se conformando perguntam de novo o por quê, até esgotar ou cansar o interlocutor. Gostam de experimentar coisas novas, gostam de conhecer tudo, são observadoras e testam todas as coisas através dos seus cinco sentidos. Só que ao longo do processo de socialização, vamos nos esquecendo destas coisas básicas e acabamos aceitando todos os aspectos da vida como eles são sem questionamento.
Para o desenvolvimento da criatividade, temos que exercitá-la igual você faz numa academia com os seus músculos, se não houver exercícios, eles não se desenvolvem, se atrofiam.
Experimente fazer uns pequenos exercícios e você irá notar a diferença. Vamos lá:
1) Procure sair da rotina e fazer coisas diferentes. Senão sua vida vai parecer com aquela música: " todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às seis horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã...." do Chico Buarque.
2) Vá para a escola, cursinho, faculdade ou trabalho por caminhos diferentes e procure observar tudo a sua volta.
A observação é uma aliada da criatividade. Geralmente observamos coisas novas, depois que viram rotina não observamos mais.
3) Vá a lugares novos que nunca foi antes, procure ir a novos restaurantes, novas praias, novos teatros, enfim lugares novos.
4) Viaje para lugares que nunca foi antes e observe tudo. A mente precisa de estímulos novos para gerar idéias.
5) Converse com pessoas diferentes do habitual e tente aprender com elas. Se você conversa sempre com as mesmas pessoas, provavelmente, terá sempre as mesmas idéias.
6)Leia revistas que nunca leu antes, livros também. E procure ler livros sobre criatividade, são ótimos!
7) Faça associação de idéias. Escreva uma idéia no papel e coloque várias palavras que forem vindo a sua cabeça sem censura e depois tente fazer uma conexão entre elas e aperfeiçoar a idéia central.
8) Procure trocar idéias com amigos ou com pessoas do trabalho. Geralmente, as idéias pegam "carona" nas outras e se tornam muito melhores do que a idéia original.
9) Procure aprender coisas novas, seja uma nova língua, uma nova ciência ou arte.
10) Procure perguntar mais. Não aceite as coisas somente porque algum dia alguém fez daquela forma. Pergunte, seja curioso.
Por hoje é só. Outra hora passo mais dicas sobre esse assunto. Boa sorte!
fatima.holanda@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário