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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Feedback na Avaliação de Desempenho


Comece o feedback abordando os aspectos positivos da pessoa. RESSALTE OS PONTOS FORTES. Dessa forma, a pessoa fica mais receptiva e “quebra” as defesas e ansiedades com relação à avaliação. O profissional fica mais a vontade e considera melhor as eventuais críticas, ou avaliações não tão boas que ele poderá ter em outros aspectos.

O feedback para ser efetivo deve ser construtivo. Um feedback construtivo é aquele que reconhece o valor do profissional, ressalta os pontos fortes e, por outro lado, encoraja a pessoa a melhorar o seu desempenho, buscando soluções em conjunto, orientando e traçando um plano de ação e metas a serem alcançadas para o próximo período.

Já o feedback destrutivo é aquele em que o profissional sai sem nenhuma “energia” da avaliação, sentindo-se para baixo e achando que o gestor não reconhece o seu desempenho e que é uma pessoa injusta. Um feedback é destrutivo quando não tem o intuito de ajudar, quando foca apenas em comportamentos indesejados, negativos e não reconhece o desempenho positivo do profissional. Às vezes, alguns gestores fazem feedback destrutivos achando que são muito exigentes e que para que todos na sua equipe melhorem ele deve focar apenas no negativo, o que é bastante errôneo este tipo de comportamento, pois baixa o auto-conceito e auto-estima da sua equipe e o resultado acaba sendo o oposto ao desejado, ou seja, as pessoas ficam sem motivação para alcançar os resultados esperados pela liderança.


fatima.holanda@terra.com.br

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