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quinta-feira, 12 de abril de 2012

Gerenciando a Si Mesmo

Durante quase meio século Peter Drucker inspirou e ensinou valiosas lições aos administradores por meio dos artigos publicados na consagrada revista Harvard Business Review.

A Seguir seguem algumas reflexões inspiradas no livro: “ Drucker – O Homem que Inventou a Administração “ publicado pela Ed. Campus. Esse livro é uma inestimável coleção dos melhores trabalhos de Peter Drucker publicados pela revista. Nele, Drucker traça um painel claro e abrangente do pensamento e da prática da Administração - ilustrando como foi no passado e como será futuro. É imperdível!

“ Atualmente, as empresas não administram a carreira dos seus funcionários. Os trabalhadores do conhecimento devem, na prática, ser seu próprio CEO. Cabe a você conquistar os seu espaço, saber quando mudar o curso e manter-se atuante e produtivo durante uma vida profissional que pode durar cerca de cinqüenta anos. Para fazer tudo isso com maestria, é necessário cultivar uma compreensão profunda de si mesmo, não apenas conhecer os seus pontos fracos e fortes, mas também saber como aprender e como trabalhar com os outros, ter consciência dos seus valores e onde pode contribuir da melhor forma. Afinal, a verdadeira excelência é alcançada somente quando é possível colocar os pontos fortes em ação.

Quais os meus pontos fortes?

A maioria das pessoas pensa que sabe o que faz de melhor. Normalmente, estão erradas. Na maioria das vezes, as pessoas sabem aquilo em que elas não são boas e, mesmo assim, a maioria está errada. No entanto, uma pessoa só pode ter um bom desempenho com base nos seus pontos fortes. Ninguém depende dos seus pontos fracos, muito menos do que simplesmente não é capaz de fazer.”

Drucker defende a análise do feedback para o melhor descobrimento dos pontos fortes. Aborda o feedback da situação, fazendo uma comparação entre o que a pessoa esperava que acontecesse e o que realmente aconteceu. Segundo ele, é importante que sempre que for tomada uma decisão importante, a pessoa anote o que espera que aconteça e mais tarde deve comparar os resultados reais com suas expectativas. Drucker afirma que este método apóia no descobrimento dos pontos fortes e mostra o que a pessoa está deixando de fazer que impede o estabelecimento total de suas forças e indicará, ainda, onde o profissional não está sendo particularmente competente. E, por último, onde a pessoa leva total desvantagem e não consegue obter um bom desempenho.

Peter Drucker reforça três aspectos importantes para o gerenciamento da carreira:

1) Concentre-se em seus pontos fortes e coloque-se onde eles possam produzir bons resultados.

2) Trabalhe para aprimorar suas forças. Melhore as suas habilidades e conhecimentos.

3) Descubra onde sua arrogância intelectual está provocando uma ignorância e supere isso. O conhecimento e experiência profunda em uma área não substitui o conhecimento em outras áreas. Dedique-se a adquirir as habilidades e conhecimentos de que precisa para desenvolver ao máximo os seus pontos fortes.